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Seja fanático pela sua empresa, quando se trata de resultado, cada detalhe conta

Rafael Teles

A vida de um gestor não é fácil. Com a alta competitividade, cuidar de todos os detalhes faz toda a diferença no momento da escolha do consumidor por um produto ou serviço. Neste período onde o consumidor ganhou muita força, você precisa começar a olhar o marketing mix da sua empresa e não apenas um ou outro pilar de marketing.


Há um tempo atrás fomos convidados pela Turkish Airlines para fazermos um famtour por Istambul. Em Istambul, além de conhecer a cidade também estivemos no período em que acontece o Istambul Shopping Festival, um evento parecido com o Black Friday, mas com ares turcos. A cidade se prepara para receber os turistas e as lojas concedem descontos. Junto com a gente foram alguns blogueiros super conhecidos do mundo da moda e lifestyle: Kadu Dantas, Alexandre Taleb, Joana do blog Futilidades, Paulo Cuenca e a Dani Noce. Estes experts foram analisar de perto tudo o que Istambul tem a oferecer.


Exatamente como acontece com as marcas, uma cidade também precisa se preocupar com o seu marketing mix. É necessário ter um bom produto, ótimo serviço e se vender muito bem. Geralmente, não pensar no marketing mix e pensar apenas em divulgação é um erro muito cometido não só por cidades, mas também por empresas.


Como a Gênia é uma agência que pensa em resultado e não apenas em divulgação, nós buscamos olhar o todo e às vezes a melhoria da performance não está ligada diretamente à divulgação, mas sim aos outros pilares do marketing mix. Por exemplo, de que adianta a Turkish Airlines investir o que investiu em divulgação, levando todo este pessoal para Istambul, se a cidade não for realmente fantástica (pilar de produto)? E se a cidade é linda, mas o serviço é péssimo? Indo mais longe ainda, e se a cidade é linda, mas o serviço é péssimo e você não consegue se locomover (pilar de logística, e logística tem tudo a ver com marketing)?


Consegue perceber que tudo está interligado? Não basta apenas pensar em divulgação, primeiro é necessário pensar como está a sua empresa. Pense um pouco sobre o que você tem feito de inovação, qual a importância que sua empresa dá para o atendimento? Como vocês avaliam os KPIs? Tem um programa de melhoria contínua? Marketing e vendas caminham juntos? Isso entre outras coisas que estão sob o seu cuidado e não tem nada a ver com a resposta do mercado. Esta ação da Turkish Airlines prova muito disto, Istambul é o hub da empresa, de lá a Turkish tem voos para o mundo inteiro.


De certa forma, a Turkish precisa vender a cidade para seus clientes, mas também não pode se esquecer do serviço que presta diretamente aos consumidores. Prova de que eles estão fazendo muito bem feito o trabalho do marketing mix é que este tipo de ação no primeiro momento parece apenas ser do pilar de divulgação, mas está completamente interligado aos demais pilares. E a Turkish Airlines está trabalhando de forma muito eficaz todo o marketing mix, tudo está impecável, as aeronaves, o atendimento, os detalhes, a comunicação, etc.


Além da Turkish Airlines fomos recepcionados pelos hotéis LeMeridien, W Istanbul e St. Regis, todos da rede StarWoods. Ficamos hospedados uma noite no LeMeridien e duas no W Istanbul e no St. Regis, e novamente tivemos uma aula sobre o marketing mix! Eles pensam em tudo, desde o check-in ao check-out e ainda incorporam uma dose de experiência em todo o processo. Cada hotel atende um tipo de perfil, o LeMeridien o cliente sofisticado, o W Istanbul o jovem e St. Regis o cliente que busca luxo, mas todos sabem exatamente como e o que fazer para que o cliente volte sem hesitar. A Turkish Airlines, a cidade de Istambul e os hotéis LeMeridien, W Istanbul e St. Regis estão de parabéns, são verdadeiros cases de marketing mix que devem ser explorados.

Comece a pensar como está seu marketing mix e você verá que o olhar no todo e boa execução em cada etapa irá refletir no seu resultado. Se precisar de ajuda é só entrar em contato.


Escrito por Rafael Teles


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