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Direto do mercado: Andrés

Rafael Teles

Proprietário da Cavicon, uma das maiores empresas de ferragens do Brasil, Andrés nos contou um pouco sobre sua trajetória, como faz para cumprir o ousado posicionamento da Cavicon que é “Aço para toda Obra”, e como vê o marketing dentro da gestão da empresa.


Antes de entender como você pensa, fale-nos um pouco sobre você e como começou a empreender.


Comecei minha vida profissional como digitador na empresa Alufer, aprofundei meu conhecimento em informática e após um ano fui para IBBL onde pude ter contato com alguns fornecedores de informática. Logo em seguida, comecei a trabalhar por conta e comercializar computadores para diversas empresas em Itu, nesta época eu andava em meu carro com uma calculadora e uma agenda, fazia visitas a empresas e orçava e vendia tudo de dentro do carro. As coisas foram crescendo, abri meu primeiro escritório em 1997 na Av. Brigadeiro Luis Antonio em São Paulo, chegamos a vender 300 computadores por mês, quando houve no ano 2000  e começou o BUMM de vendas de informática onde se comprava computador em toda a esquina. Aliada a minha inexperiência na visão de mercado, minha empresa começou a ir mau e mudei de ramo para o aço junto com meu irmão na época. Há alguns anos adquiri a empresa e hoje tenho minha irmã como sócia e estamos aqui. 


Andrés, muitos sonham em poder mudar de vida, construir uma grande empresa, ser bem sucedido, mas poucos querem viver os dias difíceis. Como você faz para superar todas as dificuldades impostas nesta grande jornada?


Acho que isso é uma questão de FOCO e Vontade, tem que colocar a alma no negócio. Aprendi uma palavra que tem muito a ver comigo, RESILIÊNCIA, capacidade de se organizar em momentos de crise, enxergar sempre os pontos positivos por pior que seja o problema e achar soluções que resolvam as situações e dificuldades impostas no dia a dia. FOCO não só em ter uma empresa grande, tem algo maior por traz disso, a criação de soluções que facilitem o dia a dia das pessoas, a vontade de ver uma empresa que realmente faz algo diferente. Vontade de proporcionar o crescimento pessoal e profissional das pessoas ao meu redor visando o desenvolvimento de todos inseridos em nossas equipes.


A Cavicon hoje é uma referência como uma das grandes empresas do Brasil no seu segmento de atuação, isso se deve pela sua busca incessante pela melhoria contínua. Como você faz para manter  a relação crescimento x qualidade?


Rafael, é um tema bastante amplo. Aqui nós visitamos constantemente empresas de nosso seguimento, nos últimos anos visitamos em torno de 20 empresas pelo mundo, analisamos sistemas, máquinas, gestão, pessoas, processos, etc. Investimos muito tempo na gestão de processos e sistemas, mas principalmente aprendemos que o maior responsável por conseguirmos melhorar sempre nossa qualidade aliando nosso crescimento são as pessoas, pessoas que trabalham nosso dia a dia, então hoje temos uma ênfase muito grande no aprimoramento de nossa mão de obra, seja por cursos, visitas, palestras, conscientização e gestão. Hoje temos uma metodologia de acompanhamento de todos os colaboradores com premiações variáveis que nos permite ter um controle bem próximo de tudo que acontece e com isso conseguimos agir de forma rápida nas questões do dia a dia, seja pelo lado positivo ou pelo lado negativo.


O seu posicionamento é muito ousado, os clientes sabem que o que a Cavicon promete ela cumpre, isto exige uma gestão muito profissional. Você pode nos indicar quais pilares você comanda de perto?


Quando você tem como principal foco a satisfação do Cliente e todos na empresa têm esse objetivo, não fica difícil cumprir.


Alcançar esse nível de comprometimento do pessoal é o maior desafio, não se consegue da noite para o dia, é trabalho de longo prazo que é construído dia a dia.


Eu diria que os pilares para conseguir seriam RESPEITO, LEALDADE, CUMPLICIDADE e COMPROMETIMENTO, praticados internamente diariamente em todos os setores da empresa.


Apesar de você ser nosso cliente e sabermos que a sua relação com o marketing da empresa é de tremenda transpiração, como você enxerga o Marketing no todo da gestão?


Vejo o Marketing como a melhor forma de comunicação entre a Cavicon e o Mercado. Através do Marketing não procuramos vender produtos ou serviços, estamos mostrando um jeito de ser, estamos procurando mostrar para todos como somos uma empresa preocupada com o Cliente e com o produto que ele recebe. Sem o Marketing e toda nossa atuação junto a Gênia tenho certeza que não estaríamos onde estamos.



Escrito por Rafael Teles


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