Conteúdos

A disciplina do resultado: o que você precisa saber para ser uma pessoa acima da média

Lionel Freitas

O que precisamos saber é que não existe uma fórmula mágica capaz de fazer de nós pessoas melhores, estudantes modelo ou profissionais mais bem-sucedidos. O mercado está cada vez mais competitivo, as pessoas estão buscando se aperfeiçoar ainda mais e o que de fato vai fazer com que nos destaquemos em meio à multidão é o nível de comprometimento, a disciplina e a capacidade de liderar, mesmo que não estejamos realmente em um cargo de liderança.


Disciplina nada mais é que assumir uma posição que muitas vezes não gostaríamos, mas que precisamos para obter resultado ao invés de só correr atrás deles, como realizar uma tarefa que não nos deixa muito a vontade, fazer um trabalho que não gostamos só porque nosso superior solicitou, ou até mesmo acordar cedo em pleno feriado. Essas são situações que vivemos todos os dias.

O que quero dizer é que nem sempre vamos entender a necessidade dessas práticas se observarmos somente o ambiente onde estamos inseridos. As pessoas podem usar a expressão ”se todo mundo faz eu também vou fazer” ou “se ninguém se importa porque devo me importar?“, isso é comum se queremos viver no universo dos comuns! Porém para pessoas disciplinadas como eu, isso é uma prática inaceitável. Pensar fora da caixa é agir de modo a contemplar oportunidades onde a maioria não as vê. 


Na teoria é tudo muito simples e praticamente já sabemos o que devemos fazer, mais porquê ainda assim a execução se torna algo tão difícil?


A primeira razão é, que, para isso acontecer, é preciso que as pessoas mudem o seu comportamento. Simplificando: se queremos alcançar objetivos nunca alcançados antes, devemos fazer coisas que nunca fizemos. Mudar o comportamento humano nunca é fácil, mas é ainda mais difícil por causa da segunda razão!


Implementar essas mudanças em um ambiente que já está rodando com prioridades urgentes – o que chamamos de Whirlwind – é algo complexo. Juntos, esses desafios podem inviabilizar até mesmo os melhores líderes de alcançar seus objetivos.


Como você prioriza seu tempo para que você possa se concentrar no que é mais importante? Você é daquelas pessoas que levanta todas as manhãs com vontade de voltar para cama? Se a resposta é sim, você corre um grande risco de continuar deitado. O mercado procura pessoas não só focadas em objetivos, hoje o que mais as empresas procuram são pessoas focadas em resultados, jovens que carreguem uma identidade própria, um perfil comprometido e profissional.


Alguns tentam ser outra pessoa e isso não é a saída, podemos ser hoje a imitação genérica de outra pessoa ou podemos ser a melhor versão de nós mesmos!


Como dissemos no início não existe uma fórmula mágica capaz de fazer de nós pessoas melhores, ou profissionais mais bem-sucedidos, porém posso lhes apresentar seis atitudes que com certeza farão você ser uma pessoa acima de média.

Existem diferenças entre os profissionais bem-sucedidos e os que não são, a seguir:


1. Pessoas bem-sucedidas pensam, vivem e se movem no futuro. Tem visão de longo prazo e mesmo com algumas sementes em mão já podem ver os frutos dos seus resultados.


2. Pessoas de sucesso não buscam apenas o “ter”, elas delimitam metas claras e objetivas. Pessoas acima da média sabem exatamente o que querem para suas vidas. Ao acordar pela manhã elas sabem exatamente o que farão ao longo do dia, sabem também que tudo que farão será para alcançar os resultados que esperam.


3. É preciso tomar decisões e, as vezes, pior do que decidir errada é não tomar decisão nenhuma. Digo isso não para dizer que devemos errar, mas para dizer que ficar em cima do muro não nos fará alguém acima da média, no máximo uma pessoa indecisa. As vezes para passarmos para o próximo nível é preciso decidir!


4. Tenha coragem. Ser corajoso não é não ter medo das situações que nos deparamos todos os dias, pelo contrário, ser corajoso é mostrar para o medo que ele é menor que a sua capacidade de reação.


5. Tenha foco. Pessoas acima de média são absolutamente concentradas para alcançar seus respectivos objetivos. Elas conseguem discernir que a direção é mais importante que a velocidade.


6. Pessoas de sucesso se mantem no objetivo mesmo quando ainda não estão alcançando os resultados esperados.

Como você pode ler acima, ser acima da média e disciplinado não é uma fórmula mágica e sim uma escolha. Se hoje você não está contente com seus resultados, pare! Observe quais são as desculpas que você tem dado todos os dias para suas frustrações e as mude.


Aqui na Gênia não só temos nos preparado todos os dias para atingir nossos objetivos e metas, mas também para atingir os objetivos e metas de nossos clientes e de nossa equipe. Espero que esse post ajude você a ser disciplinado e acima da média.



Se gostou desse post, deixe seu comentário ou nos envie um e-mail. Estamos ansiosos para saber sua opinião.



Escrito por Lionel Freitas


Qual o problema
da sua empresa?
Fale com a Gênia.

Entre em contato agora mesmo